segunda-feira, 11 de maio de 2009

Gentes e Locais


À uns dias relembrei algumas pegadas que deixei em trilhos distantes...

Como é fácil descriminar os outros quando entram no nosso país à procura de um Mundo Novo... Não comprendemos a sua cultura nem os seus ideais...Não porque sejam incorrectos, mas porque somos ignorantes!!

Viajei por alguns países, muito poucos, mas em cada um deles encontrei diferentes pessoas, diferentes gostos, diferentes belezas....Eu própria fui injusta, talvez egoísta, ao querer passar por cima da cultura de cada um, para manter o meu bem-estar de cada dia.

Agora, desejo poder deixar a minha pegada em todos os países quantos possível...porque é tão fascinante conhecer e compreender novas gentes e locais.

Posso dizer apenas que a Polónia (Lublin) é uma país verdejante, com imensa história e de gente sofrida...gente que não confia logo nos desconhecidos, mas que com o tempo nos abre o coração e se tornam amigos de sempre. A Roménia (Bucareste) é um país pobre, um pouco de boémios, com uma descrepância social enorme e que se vê ao longo de cada rua, perigoso é andar a pé entre condutores sem regras e o seu castelo do drácula é mais fantástico em livros e filmes do que na realidade, mas tal como a Polónia tem montes e vales verdejantes de encher a vista a qualquer um. Espanha (Lugo e Loret) é sem dúvida o país dos "nostros hermanos", em zonas mais turísticas são desconfiados, mas em zonas mais urbanas são fantásticos, de uma hospitalidade enorme e um carinho inesquecível. Por fim, o mais amado de todos os países, Itália...Oh Veneza e Roma...cidades fantásticas, cheias de história e de vida. As gentes são especiais, o seu sotaque, os pequenos pormenores de uma cultura fascinante, onde a pasta, o catolicismo, a natureza e beleza das pessoas nos envolvem de uma forma tão tocante pedindo-nos para permanecer nas susa ruas.

E depois de tudo isto, apenas um conselho, não apontes o dedo à cultura de cada um, mas tenta compreendê-la...verás que te ensinará imenso e que te fará crescer.

4 comentários:

  1. Tenho o orgulho de poder dizer que ao teu lado tambem deixei pegadas em alguns desses países..e que concordo com cada palavra que foi dita sobre eles!

    Foram viagens, momentos, sorrisos, lágrimas, que nos fizeram crescer tanto e que nos fizeram valorizar coisas pequeninas:D

    "I just call to say I love you!"

    ResponderEliminar
  2. vou seguir atentamente aquilo que aqui irás escrever. simplesmente porque quero saber sempre onde encontrar o teu rasto, saber por que caminhos andas e onde te enriqueces para nos dar tanto.és tão grande.congratulações.márcio

    ResponderEliminar
  3. Amiga!
    Agora senti saudade.
    Fui levada pra descoberta que foi Espanha .
    Pra maravilha que fui a Roménia .
    Pra LOUCURA que foi Itália .
    Fomos apoio mútuo.
    Fomos o abraço, os abraços.
    Fomos a loucura :D
    Agora voltei a sentir saudade, de nós.
    Da união de todos, da loucura de estar entre amigos.
    É bom senti-la, porque sorrio a pensar que fomos sempre assim, tão felizes! (:

    (Já fazia falta este espaço Maria Papoila) *

    ResponderEliminar
  4. Pouco ou nada viajei, mas ... Dentro de cada pessoa existe uma cultura, muitas gentes e locais.Somos o marco de muitas histórias mas principalmente da história da gente. E por vezes, escapa-nos conhecer esse marco e explorá-lo, pois nada interessa vivermos sem o conhecer. Quem és? O que és? O que há em ti? Para mim, és a Susana ( a Susaninha). Para mim, és uma pessoa, uma amiga, uma boa história para contar. Para mim, em ti, há beleza, simplicidade, um marco que marca a minha história e muitos sorrisos, "daqueles bons de receber"...Cumplicidade! e para ti?

    ResponderEliminar