quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Pegadas positivas...



A pegada de hoje é nem mais nem menos que uma pegada positiva. O que é isso?!? Um pegada positiva é aquilo que Danny Wallace fez, durante seis meses da sua vida decidiu responder que sim a todas as perguntas que lhe faziam. Escreveu um livro sobre a sua aventura que passou agora para comédia de Hollywood com Jim Carrey - "Yes Man".
"Ironicamente, o conceito de Yes Man teve origem num desgosto de amor. Wallace tinha acabado com a sua namorada e estava deprimido. "Uma pessoa fecha-se um bocado quando uma coisa destas acontece", recorda ele. "Torna-se um hábito dizer "Não" quando algum amigo pergunta se queremos sair"*
Isto é a mais pura das verdades, a maneira como nos decidimos fechar dentro de casa, dentro de nós quando não estamos bem, a maneira como recusamos tudo o que nos propõem é extraordinariamente maléfica e Wallace quis desprender-se disso mesmo, optando por dizer que sim a tudo...
É claro que, dar esta simples resposta de 3 letras a tudo, pode causar grandes confusões: "dar sempre resposta afirmativas nos seis meses seguintes resultou na compra de um carro que Wallace não queria comprar, num fim-de-semana em singapura sugerido por uma revista de publicidade, numa viagem à Holanda a convite de um e-mail de vigaristas. Passou algum tempo no país de gales com um hipnotizador e o seu cão (...) e teve de aturar um jantar chatíssimo com a sua ex e o novo namorado dela porque eles o convidaram."*
A dificuldade e a falta de coragem para conseguir fazer algo desta dimensão são enormes, mas tenho a certeza que seria algo que me abriria um Mundo de oportunidades fantásticas e que aprenderia muito, porque viveria realmente a vida. Não me esconderia mais atrás do medo de poder sofrer ao ir em frente.
"A experiência abriu-me os olhos para o facto de "Sim" ser uma palavra de mudança e "Não" ser um beco sem saída."*
Wallace fez uma outra experiência que todos nós podemos fazer, foi a google e procurou "Quem me dera ter dito sim" e "Quem me dera ter dito não", o que encontrou para a última pesquisa foram coisas triviais, mas para a primeira foram coisas essenciais como "quem me dera tê-lo abraçado." "Quem me dera ter dito que sim, agora sinto tantas saudades"... Eu própria gostaria de ter dito que sim a mais coisas, mas também gostaria de ter dito que não a outras, mas só sei que deveria ter dito que não porque disse que sim, e isso deu-me oportunidade de perceber que aquilo não era bom, se tivesse dito que não nunca saberia se era realmente mau.
Um dia acredito que vou ter coragem para fazer a mesma experiência que Wallace, por enquanto, vou apenas tentar dizer mais vezes que sim... tentar não me fechar em casa e em mim em vez de abrir os meus horizontes.
"Três simples passos para uma vida mais positiva: Sorri mais; Fala com um estranho e, Corre um Risco"*
*Excertos de Bruce Dessau in Selecções Reader's Digest.

2 comentários:

  1. Adoro toda a ideologia do post. Quem me dera tanta coisa... Quem me dera ter coragem de falar em certos momentos, de abraçar, de beijar, de sorrir, de me expressar...quem me dera que toda a frieza se derretesse e demonstrasse o que mascara...quem me dera ser capaz de não me fechar em casa nesses dias em que tudo corre mal... Mas digo muitas vezes "Sim" e na maioria das vezes, penso "quem me dera ter dito que Não".
    Das poucas vezes que penso ter tomado a atitude certa em dizer Sim, recordo para todo o sempre. Porque se tornaram momentos maravilhosos e conheci pessoas maravilhosas. O Sim é a oportunidade que, muitas vezes, damos a alguém para entrar na nossa vida e ser alguém que nos lembramos, de quem sentimos falta, de quem desejamos opiniões, alguém com quem contamos.
    É preciso convicção,coragem, valentia. Um Sim é muitas vezes um risco, mas quem não gosta de adrenalina? O sentimento de ter o coração nas mãos, de não saber o que fazer permite auto testarmos as nossas capacidades, os nossos limites.
    O Não é discutível...
    Acho que esta seria uma boa conversa para o nosso chazinho!
    Até lá, diz que Sim e corre riscos.
    Depois ou te ris de ti própria ou agradeces a ti mesma ;)

    Um beijo bom =)*

    ResponderEliminar
  2. Tens sempre as palavras certas Su.
    És das pessoas que conheço que talvez tenha dito mais sim's até hoje. Um 'sim' à coragem e à tua capacidade de iniciativa fabulosa!
    E foi assim que cativas-te o mundo! Sempre te tive como exemplo, não sei porquê, talvez porque cativas mesmo as pessoas à tua volta com esse espírito formidavél de aventura e alegria.
    Ainda bem que disses-te sim a todas aquelas viagens, foi um sim à nossa amizade (:
    Sei que vais ter coragem de arriscar, de abrir os teus horizontes, porque és feita disso, és feita dessa vontade de crescer!
    Continuas a ser-me um exemplo pequenina (:
    Um grande beijinho e o nosso abraço
    (levo-te no coração para Lisboa
    e quando chegar à Lua chamo-te pra ires lá ter comigo) :D
    'eu vou chegar contigo, onde só chega quem não tem medo de naufragar' (:

    ResponderEliminar